Olá, hoje começaremos uma série de artigos que tem por objetivo ensinar ao leitor todas as nuances e facilidades dessa formidável linguagem de programação.Seguiremos por caminhos algumas vezes tortuosos,em outras um céu de estrelas,mas sempre explicando passo a passo os procedimentos e sua importancia dentro do contexto do seu código.
1- IniciandoEssa série de artigos é pra voce que não sabe absolutamente nada sobre PHP,ou está iniciando agora com programação,mas deseja aprender de forma simples e com uma linguagem clara.Primeiramente,devemos começar apresentando a anatomia básica de um script. Todo código em PHP deve ser precedido por uma tag de abertura e encerrado com uma tag de fechamento.
<?php ou <?
Acima estão os exemplos mais comuns de tags de abertura,sendo que a primeira forma é a mais recomendade devido à compatibilidade com a versão 4 do PHP. Ao declararmos uma tag de abertura estamos dizendo ao navegador que o que se segue é o conteúdo de um script.Então,nada mais lógico do que avisarmos quando ele acaba,usando as tags de fechamento,exemplificada abaixo:
?>
Então,a anatomia básica de um script,isto é,o mínimo que ele deve conter é algo como a que se segue:
<?php
codigo que executa algo
?>
Mão na massa!Vamos agora escrever o primeiro script que tem como finalidade calcular quantos dias voce tem de vida baseado na sua idade. Para isso,vamos primeiro entender o conceito de variáveis e como elas são usadas no php.
VariáveisÀ grosso modo,variáveis são locais específicos na memória que podem receber diversos tipos de valores que podem mudar ou não no decorrer do processamento do código.O php conta com 4 tipos básicos de variáveis,cada um servindo à determinado fim.
Tipos de Variáveis
1-int
2-float
3-boolean
4-string
Tipo int
São variáveis que armazenam números não fracionarios,como {1,2,-3,-6}.O tamanho de um inteiro é dependente da plataforma do seu sistema operacional, sendo um numero aproximado a 2 bilhões o valor mais comum.
Tipo float
Armazenam números com casas decimais,como {1.5,0.4,2.0} e possuem uma grande faixa de tamanho,aproximadamente com 15 dígitos de precisão.
Tipo boolean
Armazenam somente dois valores,o verdadeiro ou falso(true or false),sendo usado para comparações lógicas.
Tipo string
As variáveis do tipo string podem receber praticamente quaisquer valores ,comumente usada para textos,ela pode ser tambem um trecho de uma música,uma imagem,etc.
Abra seu bloco de notas para começar a escrever o seu código.Agora que entendemos melhor as variáveis,fica fácil deduzir que tipos iremos usar no nosso primeiro script. Se queremos calcular quantos dias uma pessoa tem de vida, logicamente estaremos lidando com números inteiros, sendo então o tipo int escolhido para a tarefa.Nosso script se chamará "calculadias"
Escrevendo o código do arquivo calculadias.php
<?php
$idade=10;
$diasano=365;
$calculo=$idade*$diasano;
echo $calculo;
?>
Depois de digitar o seu código salve o arquivo com o nome de "calculadias.php" e execute o script.
Explicando o código do arquivo calculadias.phpVemos claramente no código a tag de abertura na primeira linha,seguida pela declaração da variável $idade (o nome de todas as variáveis do php devem iniciar com um cifrão,e não devem começar com números nem underline) que recebe como exemplo o valor 10 (voce pode substituir pelo valor da sua idade).Na linha seguinte podemos perceber a declaração da variável $diasano que recebe o numero de dias que tem em um ano,seguido da variável $calculo que efetivamente faz a multiplicação da idade pelo numero de dias no ano.A última linha antes da tag de fechamento é uma função do php que serve para exibir dados de saida,no nosso caso ela vai exibir o resultado do cálculo no browser.O exemplo vai imprimir 3650 na tela.
Considerações FinaisPor hoje terminamos essa primeira parte da série de artigos Iniciando em PHP. Lembrando que a prática leva a perfeição,e que,apesar de fácil e intuitiva,o php tem uma série de componentes e funções úteis que realmente merecem serem estudados. No próximo artigo,discutiremos os famosos arrays e conheceremos outros tipos de dados que podem facilmente serem usados no seu código.