Trabalhando com arquivos e pastas no C#

Para facilitar o trabalho do desenvolvedor o namespace System.IO disponibiliza algumas classes bastante úteis e fáceis de usar,como a classe DirectoryInfo para manipulação das pastas e a classe FileInfo que promove informações e meios de manipulação de arquivos. O seguinte código retorna o numero de arquivos em determinada pasta.Ele verifica a existencia da pasta informada(caso contrario cria a mesma),recupera os arquivos armazenados nela e por fim faz a iteração que incrementa uma variavel do tipo int que representa o numero total de arquivos.


int VerificarArquivos()
{
int num_arqs = 0;
DirectoryInfo direc = new DirectoryInfo("C:/arquivos");
if (direc.Exists == true)
{
FileInfo[] arq = direc.GetFiles();

foreach (FileInfo arqs in arq)
{
num_arqs++;
}

}
else
{
direc.Create();
}
return num_arqs;
}


Dicas de Segurança em Formulários PHP

Os formulários e os dados vindos do cliente constituem um ponto chave na elaboração de qualquer projeto web.Devido à sua vulnerabilidade a ataques,todo desenvolvedor deve se preocupar tanto com a consistência quanto com a autenticidade desses dados.Para isso, o PHP disponibiliza funções nativas para evitar os tipos mais comuns de ataque,que são a injeção de sql e ataques cross-site scripting.A versão 5.0 traz a função mysql_real_escape_string() que escapa os caracteres especiais numa string para usar no mysql.Na prevenção do famigerado cross-site scripting devemos prover o sistema com um mecanismo de bloqueio de tags HTML,fazendo uso,por exemplo,da função strip_tags() do PHP,lembrando que esses tipos de ataques evoluem constantemente e uma filtragem de conteúdo é a abordagem mais recomendada para a proteção do sistema.

Ferramenta Refactor para Visual Studio

Estive trabalhando num projeto de cms em C# recentemente e me deparei com a necessidade de uma ferramenta de reutilização de código. Para aqueles que usam a versão Express do Visual Studio,a ferramenta refactor não disponibiliza a opçao encapsule field. Pensando em facilitar a vida e economizar o tempo desse pessoal, desenvolvi esta ferramenta em WPF que gera o código automaticamente,bastando apenas entrar com o nome do campo seguido do nome da propriedade. Em breve estarei disponibilizando para download aqui no blog.